Fotocoagulação Retiniana

2022-04-05T21:04:04-03:00

 A fotocoagulação à laser consiste na aplicação de laser na retina promovendo uma ação térmica (queima do tecido) resultando na coagulação das proteínas e resposta terapêutica desejada. O procedimento é realizado após instilação de colírio anestésico, com auxílio de uma lente própria, e na aplicação do laser na área desejada.

Pacientes com retinopatia diabética avançada e casos selecionados de oclusões vasculares da retina se beneficiam da aplicação difusa do laser em toda a periferia da retina (panfotocoagulação retiniana) com o objetivo de preservar a área central e mais nobre da retina.

Em outros casos existe apenas a necessidade de um tratamento mais localizado, como na presença de roturas ou rasgos na retina e na presença de degenerações periféricas da retina que são precursores do descolamento de retina. Nesta situação, pode ser realizado o laser periférico de retina, no intuito de criar uma espécie de bloqueio para evitar com que a retina se descole.

O procedimento geralmente é rápido, porém muitos pacientes queixam-se de um desconforto leve a moderado durante sua realização.

Go to Top