Embora usadas principalmente por quem não deseja óculos, pode ser uma indicação médica quando existe diferença de grau importante entre os olhos ou uma córnea com irregularidades. A adaptação de lentes de contato é um procedimento exclusivo da profissão médica. A lente é um insumo utilizado pelo médico para realizar este procedimento.
As lentes podem ser gelatinosas ou rígidas. As gelatinosas podem ser de uso contínuo ou descartável. Tanto as lentes de contato gelatinosas como as rígidas são feitas com diferentes composições e diferentes métodos de fabricação de modo a lhes imprimir diferentes características.
Assim temos lentes gelatinosas com maior ou menor conteúdo de água, lentes que devem ser descartadas com mais ou menos dias de uso e lentes para uso mais ou menos prolongado. As rígidas, conforme o material, apresenta graus diferentes de permeabilidade ao oxigênio e os critérios de adaptação (diâmetro e curvatura) dependem das características da lente a ser adaptada
Trabalhamos com as seguintes lentes de contato:
- Lentes de contato gelatinosas para miopia, hipermetropia e astigmatismo.
- Lentes de contato gelatinosas para independência dos óculos após os 40 anos de idade (técnicas de báscula e lentes multifocais)
- Lentes de contato gelatinosas e rígidas para Ceratocone (incluindo as lentes Rose K2).