Angiografia com Fluoresceína

2022-04-05T19:52:05-03:00

O exame de angiografia com fluoresceína é indicada para avaliação da trama vascular da retina e da coroide, com auxílio de um contraste a base de fluoresceína (sem iodo). O contraste é administrado de forma endovenosa (geralmente através da punção de uma veia do braço ou do dorso da mão). O exame permite estudar as características do fluxo sanguíneo nos vasos da retina e coróide, registrar detalhes do epitélio pigmentar da retina e avaliar da sua integridade funcional (já que os vasos retinianos normais são impermeáveis à Fluoresceína).

A angiografia fluoresceínica é usada como meio auxiliar de diagnóstico importante nas situações de doenças vasculares da retina (retinopatia diabética, hipertensão hrterial, oclusões arteriais e venosas, etc.), nas situações inflamatórias ou degenerativas da retina e da coróide (degeneração macular relacionada à idade e distrofias retinianas), no estudo de tumores oculares e no estudo do nervo óptico, etc.

O exame pode ser realizado de forma panorâmica (200 graus) através do equipamento “Califórnia – Optos”, sem dilatação pupilar, conferindo conforto aliado à tecnologia diagnóstica.

O exame é contra-indicado em pacientes com histórico de alergia ao contraste a base de fluoresceína.

Go to Top