A campimetria é um exame que avalia problemas de visão e áreas sem visão do campo visual, indicando se existe cegueira ou déficit visual em alguma região do olho, mesmo que o paciente não perceba o problema.
Assim, ela é usada para fazer o diagnóstico e acompanhar a evolução de problemas como glaucoma, doenças da retina, problemas no nervo óptico (como papiledema e papilite), problemas neurológicos (como acidentes vasculares encefálicos e tumores), dor ocular e intoxicação medicamentosa.

A campimetria visual é feita com o paciente sentado e com o rosto colado ao aparelho, chamado campímetro, que emite pontos de luz em diferentes lugares e com diferentes intensidades no campo de visão do paciente. Durante o teste, uma luz no fundo do aparelho é emitida para que o paciente mantenha a visão focada nela. Assim, ele terá que acionar uma campainha em sua mão à medida que conseguir identificar os novos pontos de luz que surgem. O exame é realizado em aproximadamente 15-20 minutos dependendo da concentração e colaboração do paciente.